OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Criado pela lei municipal n° 11.207/2021, o Observatório da Educação Municipal tem como finalidade o desenvolvimento de pesquisas educacionais na rede municipal de ensino, buscando investigar como a implementação de programas, projetos e políticas públicas estão impactando na qualidade da educação básica no município de Fortaleza.
A iniciativa oportunizará 1000 vagas de mestrado e doutorado para os professores da rede, através de convênios com as Universidades Públicas Cearenses, valorizando a carreira docente e qualificando, ainda mais, o quadro de servidores da Secretaria Municipal da Educação.
LEGISLAÇÃO DO PROGRAMA
Dispõe sobre a criação do Programa Observatório da Educação no âmbito do Município de Fortaleza e dá outras providências.
DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
Disponibilizamos, abaixo, as dissertações e teses desenvolvidas pelos professores que concluiram seus mestrados e doutorados por meio do programa Observatório da Educação Municipal. Os trabalhos estão organizados pelas grandes áreas temáticas do CAPES.
DISSERTAÇÕES
ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Autoria: Joana Diógenes Saldanha Irineu.
ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE
Dissertação: Construção e evidências de validade de guia digital de orientação a professores na condução das queixas escolares.
Autoria: Ana Alyne Barreto Felix.
Dissertação: Construção de fluxograma com estratégias e abordagens sobre depressão para adolescentes na escola.
Autoria: Chrislianni Veloso de Oliveira.
Dissertação: A formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza para o uso de tecnologias digitais.
Autoria: Paulo Weslen Carneiro Gonçalves.
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS
Dissertação: Tecnologias digitais na gestão escolar: formação de diretores do município de Fortaleza (CE).
Autoria: Aline de Oliveira Rebouças.
Dissertação: Trabalho, linguagem e arte: a literatura e a formação humana em Georg Lukács.
Autoria: Angelica dos Santos Freire.
Autoria: Arimate Alves Noronha.
Dissertação: Biografia de Maria José Barbosa e sua contribuição para a educação de jovens e adultos no Ceará (1995 a 2015).
Autoria: Aurinete Alves Nogueira.
Dissertação: Financiamento das escolas de tempo integral na rede municipal de Fortaleza/CE.
Autoria: Bruno Carneiro Andrade
Autoria: Cássia Eufrasia da Silva Costa.
Dissertação: Poder e mundo comum em Hannah Arendt: as condições de uma ação política livre e plural.
Autoria: Débora dos Santos Góis.
Dissertação: A subordinação da educação ao estado: das formas de dominação às possibilidades de resistência.
Autoria: Eugenio Alves Cardoso.
Autoria: Izabel Cristina Fernandes de Oliveira.
Autoria: Gessica Nunes Noronha.
Autoria: John Weyne Maia Vasconcelos.
Dissertação: A arte contemporânea em dialogo com a educação infantil: a biografia educativa de uma professora.
Autoria: Karen Costa Vasconcelos Justo.
Autoria: Karuline Maria Fernandes de Carvalho.
Dissertação: As condições de oferta e permanência em duas escolas de tempo integral da rede municipal de Fortaleza - CE.
Autoria: Keifer Fortunatti.
Dissertação: Acerca da Verdade e da Mentira em Hannah Arendt.
Autoria: Leonardo Aires Araujo.
Dissertação: A avaliação diagnóstica da rede municipal de Fortaleza e a formação em contexto de professores alfabetizadores.
Autoria: Madeanne Sousa Costa.
Dissertação: Panorama histórico do uso das TICs no sistema municipal de ensino de fortaleza: avanços e retrocessos.
Autoria: Marcio de Melo Messias.
Dissertação: Pressupostos éticos na filosofia do jovem Marx.
Autoria: Marcos Antônio Bezerra Lima.
Dissertação: O ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas escolas primárias do Ceará (1833-1881).
Autoria: Maria da Luz da Silva Nogueira.
Dissertação: Desafios da gestão escolar em Centros de Educação Infantil do município de Fortaleza.
Autoria: Natalia Braga Matias.
Dissertação: Gestão e liderança escolar: resultados educacionais nas escolas da rede pública municipal de Fortaleza.
Autoria: Océlio Fernandes Pereira.
Dissertação: A formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza para o uso de tecnologias digitais.
Autoria: Patrícia Félix Duarte.
Dissertação: As categorias trabalho e linguagem e a formação do ser social: aproximações iniciais entre Lukács e Vigotski.
Autoria: Tatiana Silva Alves.
ÁREA: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Autoria: Carmosina Sibélia Silva Alencar.
Dissertação: Resíduos medievais da simbologia cristã no romance a rainha do ignoto de Emília Freitas.
Autoria: Cicero Boscoly M. de Morais.
Autoria: Érika Rodrigues Moraes Machado Girão.
Autoria: Geovana Meire Gomes Franco de Albuquerque.
Autoria: Jonathan de Queiroz Viana.
Dissertação: Jogo-ação: invenções performativas e autobiográficas como estratégia pedagógica para o ensino de artes na escola.
Autoria: Dario Ferreira de Albuquerque.
Dissertação: A música negra de periferia em aula da EJA –linguagem emergente e representatividade cultural.
Autoria: Margarene Araujo da Silva.
Dissertação: Os tradutores e o erotismo em “Miss Algrave” de Clarice Lispector.
Autoria: Rebecca de Lima Correia.
Autoria: Triciana Farias Lima.
TESES
ÁREA: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Autoria: Ana Lorena dos Santos Santana.
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS
Tese: A documentação pedagógica como uma possibilidade de transformação da pedagogia na Educação Infantil.
Autoria: Ana Paula Azevedo Furtado.
Autoria: Carlos Alves de Almeida Neto.
Autoria: Glessiane Coeli Freitas Batista Prata.
Autoria: João Paulo Araújo Pimentel Lima.
Tese: A(s) política(s) dos governadores: debates na imprensa e no congresso nacional (1889-1937).
Autoria: Luiz Gustavo Lima Arruda.
Autoria: Mariana Cristina Alves de Abreu.
Tese: Compreensão hermenêutico-filosófica da escuta na docência com bebês e crianças bem pequenas.
Autoria: Rosalina Rocha Araujo Moraes.