Campanha Amigos da Voz 2024

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente  no dia 16 de abril, iniciada no brasil em 1999, passando a ter visibilidade mundial a partir de 2003 com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
A celebração do "Dia Mundial da Voz" é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
Nessa linha de ação, a campanha "Amigos da Voz" é uma oportunidade para alertar sobre os distúrbios vocais, disseminar a educação em voz, realizar ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado. A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Célula de Atenção e Promoção da Saúde dos Profissionais de Educação (CEAPRO), desenvolve o Programa eVoice de saúde vocal com diversas ações locais, ministradas por Fonoaudiólogos da CEAPRO e planejadas para amplo alcance que já contam com mais de 300 professores, 30 gestores e 4 mil alunos entre os participantes e inscritos.

Com o tema "MINHA VOZ, NOSSA VOZ: A FORÇA DA CONEXÃO", confira o cronograma com as ações e mais detalhes:

Idealizada pela Academia do Professor Darcy Ribeiro (APROF), esta ação escolhida para início no mês de mundial da voz, tem o intuito de iniciar o desenvolvimento direto, ativo e itinerante nos distritos de educação com periodicidade semestral. Os profissionais contam com "Oficinas de cuidados vocais nas escolas" e o serviço de "Triagem, orientação e monitoramento vocal" funcionando em horários específicos.

Os gestores escolares foram convidados a receberem a equipe de fonoaudiologia da CEAPRO que realiza de modo integralizado  a promoçã da saúde vocal na rede de conexão dos amigos da voz: getsores, professores e alunos. Nesta proposta são realizadas ações como "Oficinas de cuidados vocais nas escolas", "Triagem, orientação e monitoramento vocal" e "Sensibilização com os alunos" adaptado de modo a adequar-se a necessidades individuais de cada escola e dos profissionais.

Quer saber qual a ação mais próxima de você? Confira o cronograma ou entre em contato para maiores informações:
academiadoprofessor@educacao.fortaleza.ce.gov.br